top of page

Muro de concreto que separa raia olímpica da USP e Marginal Pinheiros começa a ser demolido

O muro de concreto, que separa a raia olímpica da Cidade Universitária e a Marginal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, começou a ser demolido na manhã deste sábado (31). Os painéis de vidro que substituirão o concreto começaram a ser instalados em fevereiro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou duas faixas da Marginal Pinheiros. Os trabalhos de remoção do muro devem continuar pela madrugada deste domingo (1º). A previsão da Prefeitura da capital é entregar metade da obra até a próxima semana.

O muro vai ter 2,2 km de extensão e será formado por vidros de 10 milímetros de espessura e película de proteção.

projeto apresentado em julho do ano passado prevê a demolição do muro que separa a raia olímpica da Marginal Pinheiros com a colocação de um painel formado por alumínio e vidros suspensos, com a ajuda de uma barreira de concreto. Serão três metros de vidro e um metro de concreto, totalizando quatro metros de altura.

Segundo a Prefeitura, o vidro é cinco vezes mais resistente que o vidro comum. O trecho será monitorado por câmeras e também será feito o paisagismo e a iluminação por LED do trecho.

A raia da USP foi inaugurada há 45 anos e o muro, construído há mais de vinte anos. Testes preliminares feitos por pesquisadores no ano passado apontaram poluição maior do lado de fora do muro.


bottom of page